Se você quer ter seu próprio negócio uma das primeiras coisas a saber é como lidar com dinheiro e principalmente como economizar. E hoje vamos te dar 15 dicas sobre como economizar dinheiro para abrir um negócio próprio muito mais rápido do que você imagina.
A falta de dinheiro muitas vezes é um dos fatores de bloqueio para começar a tirar do papel a ideia de empreender que muitas pessoas tem, mas saiba que com organização e força de vontade é possível economizar dinheiro para abrir um negócio próprio.
Algumas pessoas podem pensar que para isso vai ser preciso fazer grandes sacrifícios, abdicar de muitas coisas, pois saiba que não é necessário, basta fazer escolhas inteligentes e alterar algumas coisas na sua rotina.
Começar um negócio próprio sem dívidas e com a conta positiva, aumenta as suas chances de sucesso, por isso vamos lhe mostrar 15 dicas para fazer isso sem grandes sacrifícios:
1 – Defina o valor que precisa para abrir o negócio
O primeiro passo sem dúvida precisa ser o levantamento do montante necessário para abrir o seu negócio.
Pesquise e coloque no papel todos os custos envolvidos, não somente com o projeto, mas também com capital de giro, cursos de capacitação e qualquer despesa extra que por ventura possa surgir.
Conhecendo este valor fica mais fácil definir quanto você vai precisar economizar por mês e em quanto tempo vai conseguir ter esta quantia.
2 – Elimine dividas
Outro passo importante é resolver sua vida financeira. De nada adianta economizar para abrir um negócio se você possui dívidas que “comem” boa parte da sua renda somente com juros.
Negocie com bancos, credores, peça uma redução de juros, tente diminuir o valor da dívida, faça um acordo.
3 – Faça uma planilha de receitas e despesas
Esta dica não é válida apenas para esta fase, é para toda a sua vida! A melhor forma de descobrir onde você ganha mais ou gasta mais é fazendo registros.
Colocando em uma planilha todas as suas receitas e despesas você consegue descobrir onde pode economizar mais.
4 – Pague-se primeiro
Um habito para manter mesmo após conseguir bater sua meta! Quando você descobrir qual o valor total das suas despesas básicas, defina um valor que você vai se pagar primeiro todos os meses.
Mas o que isso quer dizer?
Todos os meses, assim que receber seu salário, por exemplo, retire primeiro o valor que você definiu que vai investir todos os meses, somente depois pague suas despesas.
Desta forma, economizar e investir vai ser uma ação automática para você.
5 – Escolha um tipo de investimento
Escolha o tipo de investimento que você vai aplicar todos os meses o valor que você vai guardar para abrir seu negócio.
Poupança já não é uma boa opção há muito tempo, por isso, fuja dela mesmo que precise de pouco tempo para acumular o valor necessário.
Converse com seu gerente ou com um consultor de investimentos de alguma corretora e busque o tipo de investimento mais rentável e com maior liquidez possível.
6 – Corte o que você não usa
Aqui chegou o momento que após analisar a planilha que você fez na terceira dica, você percebeu que existem muitas despesas que não são necessárias.
Por exemplo, você percebeu que já não vai mais a academia por isso não faz sentido continuar pagando por ela, que seu super pacote de tv por assinatura é um gasto desnecessário visto que nem tv você assiste mais, que existem cartões de credito que não possuem anuidade e assim por diante.
Corte todos os gastos desnecessários, todas as futilidades e faça trocas inteligentes e mais econômicas.
7 – Peça descontos
Não tenha vergonha, se vai fazer uma compra, peça descontos!
Em alguns casos pode parecer bobagem pedir descontos de 10%, mas some estes descontos durante 1 ano e você vai ver quanto você conseguiu ganhar!
8 – Prefira passeios gratuitos
Pensou que iria precisar excluir o lazer da sua planilha não é? Claro que não!
Aqui mais uma vez faça escolhas inteligentes, busque passeios gratuitos em sua cidade, veja a programação cultural!
É possível se divertir gastando muito pouco com sua família e amigos, basta pesquisar e usar a criatividade!
9 – Organize suas refeições
Aqui nossa sugestão é de montar um cardápio semanal com todas as suas refeições, assim você vai conseguir comprar apenas os ingredientes necessários para preparar suas refeições.
Se possível faça a maior parte das suas refeições em casa, é mais econômico!
10 – Use o cartão de crédito de forma inteligente
Se você não tem controle ao usar o cartão de credito, talvez esta dica você deva pular!
Mas se você tem, use seu cartão de forma inteligente, por exemplo, se conseguir um bom desconto a vista, não parcele suas compras, se não conseguir parcele sem juros, assim o dinheiro que você tem para pagar à vista, investido, vai te render juros enquanto paga as parcelas.
Além disso, se seu cartão possui algum programa de fidelidade, ao pagar com cartão de crédito você acumula pontos que podem ser trocados por milhas de companhias áreas.
E além de poder usar estas milhas para comprar passagens áreas, você pode também vende-las e ganhar um bom dinheiro com isso!
11 – Evite empréstimos e financiamentos
Na sede de começar a empreender logo, muitas pessoas decidem pedir um empréstimo ou financiamento em algum banco, consideramos isso arriscado se você ainda não validou sua ideia e não tem certeza de que seu negócio pode ter sucesso.
12 – Busque uma renda extra
Mesmo cortando gastos, economizando, sobra pouco todos os meses para economizar para abrir seu negócio próprio?
Já pensou em uma renda extra, mesmo que temporária? É uma ótima forma de acumular mais dinheiro!
Use sua criatividade, procure aqui em nosso site, temos vários artigos com dicas de renda extra, como esse último post sobre como ganhar dinheiro com seu carro, por exemplo.
13 – Fique de olho em ofertas e promoções
Esta dica é básica, mas se para abrir seu negócio próprio você vai precisar comprar alguns itens, então já fique de olho nas promoções, pesquise!
Quando começar a pesquisar, você vai ter ideia de preços e saberá escolher o melhor momento de comprar cada item pelo melhor preço.
14 – Não desista
Por mais difícil que possa estar sendo não desista!
Quando a sua meta parecer distante, mentalize você conseguindo bater ela, mentalize seu negócio tomando forma e a sensação de dever cumprido que você vai sentir ao chegar lá!
Mentalize também seu negócio aberto e com sucesso e permita que o orgulho e alegria que você vai sentir quando isso acontecer se transforme em energia para continuar e não desistir!
15 – Continue economizando
E mesmo se conseguir acumular a quantia necessária antes do prazo, continue! Apenas continue, quanto mais sobra de dinheiro você tiver para começar, melhor.
Começar um negócio próprio com uma quantia muito superior ao necessário vai te dar tranquilidade para saber que seu negócio estará protegido de imprevistos.
Com essas dicas temos certeza que você conseguirá economizar dinheiro para abrir um negócio próprio!
Aconselhamos que durante a jornada de economizar para ter seu negócio próprio que aproveite este momento de espera para investir em capacitação! Se especializar e aprender sobre a área que deseja empreender é outra ótima forma de construir um negócio de sucesso. Veja a nossa área de cursos!
Se você já tem o montante necessário para empreender, mas ainda não sabe qual tipo de negócio abrir, sugerimos que tenha um negócio online e aqui neste post te damos 13 motivos para ter um negócio online!
E aqui está o melhor treinamento para que você possa empreender digitalmente em casa ou em qualquer lugar do mundo, com um negócio digital, escalável e na área que você gosta! Saiba mais sobre o curso renda online do Lucas roudi clicando aqui!
Esperamos que tenham gostado deste artigo!
Até a próxima!
Liliane – Sociedade do Empreender