Às vezes, por mais energia que colocamos o negócio parece não decolar, fica estagnado, por isso hoje vamos te dar 25 dicas para fazer sua empresa crescer!
Empreender tem seus desafios, muitas vezes temos que lidar com situações tão corriqueiras, com a rotina, que acabamos esquecendo um ponto principal a ficar atentos, no crescimento do negócio e observar como anda o seu empreendimento e o que você pode fazer para melhorar. Pior que, alguns empreendedores, só dão atenção a este ponto, quando muitas vezes já é tarde demais.
Mas não se preocupe, isto não irá acontecer com você, estamos aqui para te ajudar a fazer sua empresa crescer!
Dicas para fazer sua empresa crescer:
1 – Conheça sua concorrência
Conheça, estude e acompanhe sua concorrência de perto, saber o que acontece ao seu redor é fundamental.
Entender os diferenciais da sua concorrência também, você precisa ser melhor, precisa estar um passo a frente e por isso estudar suas estratégias e conhece-las é primordial.
2 – Conheça seus clientes
Uma ação que pode ser obvia, mas que muitos empreendedores não prestam atenção. Você precisa conhecer seu cliente, saber qual o seu perfil, seus interesses, porque ele compra de você e não do concorrente ou porque ele prefere o concorrente e não você.
Entender o perfil do cliente vai te ajudar a saber como chamar a atenção dele, como dialogar com ele e o que oferecer a ele.
3 – Divida o ano em trimestres
Divida o ano em 4 partes e para cada trimestre crie um plano de negócios, defina metas, objetivos diferentes. Esta ação vai te ajudar a entender seus pontos fortes e fracos e como melhora-los.
4 – Reconheça seus pontos fracos
Analise todo o seu negócio, converse com funcionários, com clientes e com pessoas de sua confiança e peça para que falem os pontos negativos da sua empresa. Faça você também uma auto análise.
Se é o preço, crie formas de reduzi-lo sem perder seu lucro. Se o atendimento, é bom investir em treinamento com seus funcionários. Se é o produto, está na hora de mudar de fornecedor ou oferecer outro tipo de solução para o cliente.
É importante reconhecer seus pontos a melhorar, somente desta forma você vai conseguir corrigi-los.
5 – Esteja na internet
Se seu negócio ainda não está na internet, você está perdendo tempo e deixando dinheiro na mesa.
Hoje, qualquer tipo de negócio, precisa estar no digital! É obrigatório, se você deseja crescer, estar em pelo menos uma rede social e ter um site ou loja virtual.
6 – Registre estatísticas do seu negocio
A título de comparação, é necessário registrar alguns números da sua empresa periodicamente. Por exemplo, a cada trimestre registre: clientes cadastrados, e-mails captados, número de vendas, devoluções, atendimentos, etc.
Desta forma, quando um trimestre fechar, você terá números importantes para comparar com o anterior e ver se houve crescimento da empresa.
7 – Programa de fidelidade
Criar um programa de fidelidade é uma ótima forma de trazer seu cliente de volta a sua loja mais vezes.
Um brinde ou descontos progressivos ou participação em sorteios, existem inúmeras formas de premiar seu cliente por ele ter escolhido sua empresa.
8 – Crie sua lista de e-mails ou renove ela
Se você ainda não começou a montar sua lista de e-mails está na hora de cria-la. O mailing de uma empresa é um patrimônio muito importante e que deve ser bem cuidado, quem tem uma boa lista e uma boa estratégia de vendas nunca vai deixar de vender.
Por isso, se ainda não tem, está na hora de começar a captar leads para ela e se já tem, está na hora de renovar sua lista, mudando a estratégia de captura para trazer novos leads.
9 – Aproveite os momentos de ócio
Sabe aqueles momentos do dia em que as coisas ficam “mais tranquilas”, o número de acessos cai, o fluxo de visitantes diminui?
Então, aproveite estes momentos para trazer clientes novos para a sua empresa.
Pense em promoções para horários específicos ou aproveite estes momentos para aquecer sua lista de e-mails.
10 – Junte-se ao mercado local
Crie laços com a comunidade onde seu negócio está inserido. Participe e patrocine eventos da comunidade e desta forma você irá criar e fortalecer laços locais.
Esteja presente e ativo e sua marca ficará conhecida.
11 – Dê atenção a sua equipe
Sua equipe precisa ser treinada e atualizada constantemente, dê atenção a ela.
Além disso, faça todos trabalharem na mesma sintonia que você, estejam todos alinhados. Alguns minutos por dia para alinhar as estratégias, lembrar as metas e objetivos e motivar a todos fará uma grande diferença.
12 – Atenção total as contas da empresa
Se você quer que seu negócio continue em expansão é fundamental que dedique um tempo para as contas da sua empresa. Verifique onde pode cortar gastos, onde economizar ou onde investir mais.
Evite dividas, evite juros e de início se possível, reinvista os lucros na empresa.
13 – Tenha canais de atendimento eficientes
Seu cliente vai voltar se ele se sentir bem acolhido, por isso, além de investir no treinamento de seus funcionários como já falamos, tenha canais de atendimento rápido, eficiente e que finalize o atendimento com a solução para o problema do cliente.
14 – Faça parcerias
Sabe aquela empresa que tem um produto ou serviço que relacionados ao seu mas que não é seu concorrente direto? Então, que tal fechar uma parceria com eles?
Você recomenda o serviço deles e eles recomendam o seu?
Outra ideia é fechar parcerias com influenciadores digitais enviando os produtos para a avaliação deles em troca de vídeos ou posts nas redes sociais ou pagando pela publicidade.
15 – Programa de afiliados
Possui um e-commerce, então ter um programa de afiliados pode ser bem interessante para você. Temos um artigo sobre marketing de afiliados, se esta ideia de interessou, clique aqui para saber como funciona.
16 – Esteja um passo à frente do cliente
Busque tendências, pesquise novos produtos, corra atrás de novidades.
Antecipe as necessidades dos seus clientes para oferecer a eles sempre que possível.
17 – Use a tecnologia a seu favor
Automatize o maior número de processos possível, economizando assim tempo e dinheiro.
Pesquise por softwares para os seus principais problemas ou atividades que demandam mais tempo para serem concluídas em seu negócio.
18 – Invista em publicidade
Aqui vale google ads, facebook ads ou até mesmo um anuncio no jornal do bairro, tudo vai depender do seu tipo de negócio e do seu público.
Não pense que hoje em dia investir em publicidade é algo caro, não tenha medo de gastar nesta área, se a campanha for bem feita, o retorno será muito superior ao investimento. E se não for, você vai ganhar experiência com isso.
19 – Seja legal
Aqui quando dizemos seja legal, é para ficar atento a sua contabilidade! Se possui um negócio e ele ainda não foi formalizado, saiba que ter um CNPJ vai te abrir portas.
Se possui e costuma sonegar um imposto aqui ou outro ali, isso pode te custar caro no futuro e pode limitar seu crescimento.
20 – Entre em novos mercados
Seu negócio está sendo bem aceito com o seu público, que tal oferecer seus produtos para outros distribuidores em outras cidades ou até mesmo países?
21 – Nunca pare de estudar
Quando você acha que sabe de tudo aparece uma nova técnica, um novo programa ou uma lei nova.
Por isso, isso vale para você e para sua equipe, nunca deixe de estudar, de buscar conhecimentos novos.
Você não imagina como se manter atualizado fará bem para a sua empresa.
22 – Diversificação de oferta
Outra estratégia que pode ajudar no crescimento do seu negócio é pensar na diversificação de oferta de produtos.
Ter sempre os mesmos produtos ou mesmo tipo de produto, pode fazer com que seu negócio fique estagnado.
A maioria dos clientes gostam de encontrar tudo o que procuram em um só lugar. Por exemplo, se sua loja é de impressoras, será interessante vender também além de cartuchos, vários tipos de papeis e outros tipos de materiais para escritório.
23 – Dê atenção as datas especiais
Datas especiais são ótimas formas de criar campanhas, promoções, ações nas redes sociais, lista de e-mails e trazer mais clientes a sua empresa.
24 – Abra uma filial ou franquia
Se tudo está indo muito bem com seu negócio e ele não tem mais para onde crescer, talvez esteja na hora de abrir uma filial.
Atenção neste ponto, é preciso fazer um estudo de viabilidade antes, estudar sua localização e de bairros similares ou até mesmo outras cidades antes.
Se você não tem interesse em gerenciar novas filiais, pode ser uma ótima ideia criar um programa de franquias para seu negócio.
25 – Persista e não desista
Em alguns momento o desanimo pode aparecer, a rotina cansa e as vezes é difícil sair da zona de conforto, mas seja persistente e não desista.
Este ponto é de grande importância, um empreendedor sem garra fica difícil fazer sua empresa crescer.
Temos um artigo que complementa as informações que passamos hoje, Como divulgar seu negócio e dobrar seu faturamento, clique aqui para ler!
Para fazer sua empresa crescer você vai precisar de um conjunto de ações e estratégias, hoje te demos 25 dicas e acreditamos que com elas será mais fácil alimentar seu negócio para que ele continue em expansão!
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Abraço e até a próxima,
Liliane – Sociedade do Empreender