vender artesanato pela internet

Como vender artesanato na internet!

Como vender artesanato na internet!

Se você tem talento para trabalhos manuais e está em busca de uma oportunidade de empreender de baixo investimento, saiba que vender artesanato na internet pode ser uma opção bastante lucrativa.

A internet é uma vitrine digital e com ela você tem um espaço muito amplo para mostrar seus produtos e atrair clientes.

 

Onde vender meus artesanatos?

Existem muitas opções para vender artesanato na internet e com isso escalar o seu negócio, mas as principais são:

– Loja virtual

Montar sua própria loja virtual vai lhe dar autonomia para trabalhar os seus produtos da forma que quiser. Aumentar suas chances de exposição nas buscas do google, trabalhando o seo do seu site.

Além disso, ter uma loja virtual própria vai deixar seu negócio mais profissional.

Mesmo que você não entenda nada de programação, construir uma loja virtual pode ser muito fácil, você pode usar uma plataforma de “loja alugada” onde basta comprar seu domínio, integra-lo a sua loja alugada e cadastrar seus produtos ou pagar alguém para construir uma loja para você.

Não é tão caro quanto deve estar imaginando e a vantagem é que ela será sua e sem pagamento de taxas mensais, podendo cadastrar quantos produtos quiser!

– Redes sociais

Hoje em dia, o facebook e o instagram possuem ótimas ferramentas para quem deseja vender seus produtos por lá.

Existe o facebook marketplace onde o alcance de público é enorme!! Ou você pode também criar uma página para o seu negócio e dentro dela, criar uma loja virtual.

No instagram existe a opção loja também ou você pode vender seus produtos através de posts de divulgação, onde você pode direcionar o seu cliente para te chamar no direct para negociar a compra ou para ir até o seu site ou um link para uma conversa através do whatsapp.

– Marketplaces de artesanato

Elo7 é o mais conhecido, mas existe ainda o tanlup e o artejá.

Funcionam como o mercado livre, você faz um anúncio na plataforma e paga uma comissão por cada venda.

A vantagem é que o público é altamente segmentado, então seus anúncios serão vistos por pessoas que realmente estão buscando o tipo de produto que você vende.

– Olx e mercado livre

Embora não sejam especializados em artesanatos, são bons sites para anunciar seus produtos, a visibilidade é enorme, a taxa de comissão por venda não é alta e é bastante simples cadastrar seus produtos por lá.

 

Como divulgar meus artesanatos?

Aconselhamos que utilize todas as plataformas citadas acima, como ter uma loja virtual, uma página no facebook, um perfil no instagram, anunciar no elo7 e outras plataformas de vendas de artesanatos, etc.

Isso vai aumentar muito suas chances de vendas.

Quando o dinheiro começar a entrar você pode investir em publicidade paga, como anúncios no google ou facebook ou parcerias com influenciadores digitais.

Programe posts diários em suas redes sociais e utilize hashtags do seu segmento, isso vai ajudar a engajar seu público.

Crie uma lista no whatsapp para divulgar suas novidades e promoções.

 

Como aumentar as vendas de artesanato?

Para aumentar suas chances de vendas, existem alguns pontos a serem observados e trabalhados.

– Descrição do produto

Um bom anuncio é aquele em que seu público olha, lê e seu produto fica tão irresistível que ele compra.

Para fazer uma ótima descrição, primeiro é preciso conhecer as dores e necessidade do seu público alvo, sabendo disso, você pode falar sobre isso na descrição do seu produto e mostrar que seu produto é o ideal para resolver o problema do seu cliente.

Você precisa escrever uma boa descrição para o seu produto, valorizando os pontos fortes, os benefícios. Aprender sobre técnicas de copywriter pode te ajudar muito!

– Imagem do produto

Não precisa ter uma câmera profissional para fazer ótimas fotos do seu produto, você pode usar a câmera do seu celular mesmo.

Use um fundo de cor lisa, branco ou preto são os ideais, para tirar as fotos dos seus produtos. Você pode usar tecido ou cartolina para isso.

Procure tirar as fotos em um ambiente claro.

Existem ótimos aplicativos de edição de imagens, sugerimos que leia este artigo, onde contamos quais os melhores aplicativos para edição de imagens, clique aqui.

– Embalagem

Receber um produto bem embalado, padronizado e com algum mimo como cartão de agradecimento ou um brinde, pode fazer com que seu clientes comprem mais vezes de você.

É importante pensar na fidelização do seu cliente para manter seu negócio estável e crescendo.

Busque fornecedores de embalagens, negocie preços, quanto mais em conta esta parte ficar, maior será seu lucro.

– Vídeos

Adicionar vídeos a sua página de vendas vai aumentar sua conversão com certeza, por isso, crie vídeos dinâmicos dos seus produtos, mostrando eles em funcionamento, os detalhes e fotos de perto.

 

Conclusão

Vender artesanatos deixou de ser exclusivo apenas no ambiente físico há muito tempo, para ganhar asas pelo mundo digital.

Se faz necessário entrar no mundo digital, pois hoje em dia, as pessoas querem praticidade e rapidez nas negociações. É prático e cômodo escolher um produto pela internet e recebe-lo em sua casa, sem precisar enfrentar transito ou filas para fazer uma compra.

Existem inúmeras formas de vender e divulgar artesanatos pela internet, basta escolher a que você mais gostou e se dedicar a ela, mas recomendamos fortemente que mesmo usando qualquer uma destas formas tenha um site, uma loja virtual própria, para que possa passar mais credibilidade, profissionalizar seu negócio e se tornar uma referência no segmento que atua.

Além disso, com uma loja virtual você pode armazenar os contatos de seus clientes, informações de compras e não fica preso (a) a uma rede social que um dia pode acabar (quem não se lembra do Orkut?).

Ter um loja virtual própria vai escalar seu negócio para outro patamar e se quiser aprender mais sobre como ter uma loja virtual de artesanato de sucesso, sugerimos que clique aqui e conheça o treinamento Loja Virtual Artesã Digital.

Abraço,

Liliane – Sociedade do Empreender

 

 

5 comentários sobre “Como vender artesanato na internet!

  1. Eu quero pegar um produto que custa 497 no
    hotmart para tentar vender, será que é muito difícil
    vender produtos neste valor?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *