enfrentar a crise do coronavírus

14 Dicas para enfrentar a crise do coronavírus

A crise econômica gerada pela pandemia do novo coronavírus, tem começado a causar prejuízos para algumas empresas que estão vendo uma queda no volume de vendas e atendimento. Para te ajudar a passar por este momento sem grandes prejuízos para o seu negócio, separamos algumas dicas para enfrentar a crise do coronavírus.

E se você não possui um negócio e é funcionário de uma empresa que também está sendo impactada por este momento, fica aqui, leia nosso artigo e repasse estas dicas para seu empregador. O futuro do seu emprego, da sua renda, depende de algumas medidas que iremos sugerir.

 

– Conheça os custos do seu negócio

Para enfrentar a crise do coronavírus, você precisa primeiro conhecer os custos do seu negócio. Descobrir quanto você precisa para manter sua empresa aberta e seu negócio funcionando é fundamental para saber onde economizar e quanto faturar para não precisar fechar as portas.

Parece meio obvio, mas se você ainda não colocou no papel e não fez este levantamento, precisa fazer isso urgentemente.

 

– Faça a projeção do seu negócio para os próximos 90 dias

Descubra os seus custos, onde você gasta mais, separe as despesas por tipos de gastos, desta forma você saberá quais são as despesas urgentes e quanto você vai precisar ter em caixa para os próximos 3 meses.

Feito este levantamento, faça uma projeção de vendas para os próximos dias, sei que pode parecer difícil por conta do cenário econômico, mas definindo o quanto você precisa vender para manter sua empresa você conseguirá pensar em estratégias para fazer isto acontecer.

 

– Reduza seus custos

Corte toda e qualquer despesa que não seja relevante para o seu negócio neste momento.

Crie estratégias para economizar e reduzir seus custos, talvez fazer isto neste momento não vai te gerar mais lucros, mas pode garantir a sobrevivência da sua empresa, principalmente se ela não tiver um caixa.

 

– Aproveite os benefícios do governo

O governo federal anunciou que vai adiar o pagamento do simples para as pequenas empresas e também permitiu que as empresas negociem os contratos de trabalhos dos funcionários diminuindo a jornada e o salário ou suspendendo os salários mas mantendo os benefícios.

 

– Antecipe férias

Se o seu negócio não consegue produzir nada neste período ou se você foi proibido de abrir seu estabelecimento, uma boa opção seja antecipar as férias de seus funcionários. Desta forma você também evitará o contagio entre eles.

 

– Negocie com fornecedores

Negociar prazos maiores com seus fornecedores vai te dar um folego para este período de aperto. Entre em contato, chegue em um acordo que seja benéfico para os dois.

 

– Crie soluções inovadoras

É no momento de dificuldade que surge a oportunidade, aproveite este momento para enfrentar a crise do coronavírus colocando toda a sua criatividade em prática.

Busque soluções inovadoras para o seu negócio, resolva os problemas de seus clientes de forma criativa.

 

– Use as redes sociais

Nesta fase de quarentena, onde muitas pessoas precisam ficar em casa, elas passarão muito mais tempo nas redes sociais.

Se o seu negócio ainda não possui um perfil no instagram, facebook ou youtube por exemplo, não perca tempo e crie um agora mesmo.

Comece criando conteúdos que possam educar, orientar e ajudar seus clientes e futuros clientes.

Cresça o seu perfil e trabalhe para engajar o seu público para que tenha a oportunidade de vender através dele ou pelo menos preparar seu público para o retorno das suas atividades.

 

– Venda na internet

Se você ainda não vende seus produtos ou serviços pela internet, então comece já!

Vender pela internet pode ser a salvação da sua empresa neste momento.

Você pode vender pelas redes sociais, por plataformas como mercado livre por exemplo ou criar uma loja virtual exclusiva para seu negócio.

O momento é de ir até o seu cliente e se ele está em casa, então você precisa estar na internet.

Não pense que você só pode vender produtos pela internet, se você é uma professora de inglês por exemplo, vendas suas aulas em grupo pelo Skype ou através do close friends do instagram, use a criatividade e utilize os recursos existentes para manter sua renda.

 

– Faça promoções

Hora de vender os produtos encalhados, de vender serviços com um preço melhor, tudo para fazer girar o caixa da sua empresa e te ajudar a pagar as contas.

Se você presta serviços e neste momento não pode ter contato com seu público, então crie um cartão presente ou um pacote por um preço bem abaixo onde o seu cliente pode usar quando tudo isso acabar.

 

– Use aplicativos de delivery

Tenha você um restaurante ou não, sendo dono de uma farmácia ou pet shop ou vendendo qualquer outra coisa, faça um cadastro nos aplicativos de entregas.

Você não para de vender e ainda ganha publicidade para a sua empresa através das buscas no app.

 

– Fique próximo dos seus clientes

Entre em contato, envie mensagens pelo whatsapp, por e-mail, sms, alimente suas redes sociais.

Se você presta serviços, como por exemplo, dá aulas de inglês, de músicas ou é um personal trainer, combine com seus alunos aulas ou treinos via Skype. Desta forma você não para o seu serviço e continua recebendo.

 

– Se necessário busque crédito

Sua empresa ou você como pessoa física não possui uma reserva para sobreviver neste período? Busque um crédito barato.

Sabemos que pedir um empréstimo nem sempre é uma boa opção, por isso, se precisar fazer isso pesquise as opções do mercado para pelo menos escolher a que possui os juros mais baixos.

 

– Reflexão

Aproveite este momento para fazer uma reflexão e analisar o que você poderia ter feito para passar por este momento de forma mais tranquila.

Tire uma lição disso tudo.

 

– Estude

Outra forma de aproveitar este momento é estudando. Se capacitar, principalmente se seu negócio está impedido de funcionar, é uma forma inteligente de aproveitar o isolamento para sair dele fortalecido e pronto para assumir o controle da situação com mais segurança.

Adquira novas habilidades, aprenda novas coisas.

 

Não tenho um negócio próprio e fui demitido, o que fazer?

Se você infelizmente foi mais uma vítima desta crise, aproveite o momento para empreender.

Aqui em nosso site possuímos alguns artigos com ideias de negócios e alguns deles que você pode começar agora mesmo pela internet.

Aproveite o momento para empreender online, se precisar de ajuda, por favor entre em contato, nesta fase fazemos questão de ajudar a todos que nos procuram, vamos sair deste momento juntos e fortalecidos.

 

Leia também:

– 6 negócios online de baixo investimento

 

Esta crise vai passar e as ações que tomamos agora irão definir o futuro da economia do nosso pais. Por hora, siga as nossas dicas para enfrentar a crise do coronavírus, fique em casa se puder, se não puder, proteja-se com as medidas de segurança que já foram divulgadas.

Fiquem bem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *