validação de um negócio

Como fazer a validação de um negócio?

Já começo este artigo dizendo, não comece um negócio sem antes fazer a validação da sua ideia!

Mas afinal o que é validação de negócio? Como fazer a validação de uma ideia de negócio?

Validar uma ideia, respondendo rapidamente, é testa-la antes de colocar em prática.

Muitas vezes, movidos pelo entusiasmo, pela paixão pela sua área e por sua ideia, pelo otimismo, pulamos etapas na sede de iniciar logo e deixamos o emocional falar mais alto, não observando alguns pontos importantes do empreendimento que você deseja iniciar. As vezes apenas pequenos ajustes no seu plano já podem fazê-lo funcionar, mas para perceber isso, somente analisando de uma forma mais racional e ampla, e é ai que a validação entra.

A validação de sua ideia, vai evitar que você gaste dinheiro, energia e tempo com um produto ou negócio que não tem uma boa aceitação ou grandes chances de funcionar e com isso, fazer com que você possa focar sua energia no que realmente pode dar certo.

Por incrível que pareça, vemos muitos empreendedores que nem sabem o que é uma validação ou como fazer uma, por isso hoje vamos mostrar como em poucos passos é possível testar a aceitação do seu produto ou negócio.

 

1 – Avalie sua ideia de forma racional

Esqueça o romantismo de lado e encare de forma fria a ideia ou produto que deseja vender.

Pense e responda as seguintes questões:

– Quem serão os meus clientes? Qual o perfil de compra deles? Quais são as suas dores?

– Meu produto vai resolver as dores dos meus clientes?

– Meus concorrentes vendem este produto?

– Os clientes estão satisfeitos com o produto que meus concorrentes vendem? Em que posso melhorar e inovar?

– Eu compraria este produto?

validação de negócio

Imagem: Pixabay

2 – Peça opinião

Peça a opinião sobre a sua ideia para outras pessoas, mas atenção, procure por outros empreendedores, pessoas com mais experiência que você e também por pessoas que fazem parte do público que você irá atender!

Escute a opinião, filtre as críticas construtivas e se a ideia for bem aceita, continue seu plano. Se não, reavalie seu modelo de negócios ou produto.

 

3 – Crie um Mínimo produto viável (MPV)

Parece complicado, mas não é. Nesta fase você vai criar um protótipo de produto ou serviço que deseja oferecer e colocar no mercado para teste

Nesta etapa você precisa testar o mercado e seus clientes, quais suas dificuldades e sua aceitação com o que você tem a oferecer.

Por exemplo, você quer abrir uma loja virtual de roupas femininas para executivas. Então, antes de desenvolver a loja toda, criar e divulgar, para somente depois ver se os produtos que você quer vender atendem o seu público alvo, você vai oferecer estas roupas em outro tipo de plataforma mais simples, como por exemplo, instagram, facebook, mercado livre, ou até mesmo pessoalmente. Desta forma poderá testar o produto, ver sua aceitação, conhecer melhor seu público antes de gastar energia e tempo criando uma loja virtual e trabalhando em sua divulgação e fixação da marca.

Pronto! Você constatou que o que tem a oferecer tem uma boa aceitação? Então, vamos seguir para a próxima! Não deu certo? Então volte duas casas, lá para o início e faça mudanças no seu modelo de negócio.

 

4 – Hora de fixar sua marca

Esta fase é o ponta pé inicial, a construção da sua identidade.

Se sua validação for para um modelo de negócio, está na hora de criar logotipo, contas nas redes sociais e registrar domínio.

Se for para venda de algum produto ou serviço, idem!

Pense em um nome de fácil pronuncia e fixação. Nomes muito compridos são mais difíceis de fixar, assim como palavras em inglês dependendo da sua área de atuação.

 

5 – Plano de ação para conquista de clientes

Aqui devemos fazer um plano básico de aquisição de clientes. Definir quais serão as estratégias de marketing que serão utilizadas e quais investimentos serão necessários para alcançar o seu público e divulgar o seu negócio ou produto.

De nada adianta um ótimo produto, um negócio inovador se você não conseguir divulga-los entre os seus possíveis clientes.

 

Conclusão

Agora você já sabe, antes de começar um negócio teste ele primeiro!

É preciso dedicar tempo, energia e focar apenas nas ideias que tem possibilidade de sucesso, que podem ter uma boa aceitação de mercado. A validação vai fazer com que você evite prejuízos desnecessários também.

Dedique-se aos 5 passos que mostramos neste artigo e conseguindo passar por todas estas etapas, a próxima será a do plano de negócios, outro ponto muito importante e que também deve ser feito antes de começar qualquer negócio.

Que tal agora conhecer os negócios e oportunidades em alta no momento? Escrevemos um artigo aqui no site falando quais são eles, confira! Mas já adianto, uma delas é ter um negócio digital e aqui recomendamos o melhor treinamento para isso!

Confira também os 12 principais erros que todo empreendedor iniciante costuma cometer!

Aqui o vídeo em nosso canal no youtube:

Deixe aqui nos comentários se você já fez algum teste de validação antes! Vamos adorar saber da sua experiência 😉

 

Até a próxima!

Liliane – Sociedade do Empreender

 

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