Seguindo com nosso especial de final de ano, hoje vamos falar sobre um produto gostoso e com alta demanda! Se você já se perguntou se vender panetone dá dinheiro, vamos te responder com um artigo completo sobre este assunto.
Negócio sazonal lucrativo
Engana-se quem pensa que este é um produto que só possui demanda nos meses de novembro e dezembro!
Já observou que alguns supermercados vendem panetones o ano inteiro? Outros começam a vender já em setembro e seguem até fevereiro e ao sair o panetone, entra a Colomba Pascoal que pode ser o produto que dará continuidade ao seu negócio fora do período das festas de final de ano.
Vender panetone dá dinheiro, mas só tem sucesso quem se dedica e oferece o diferente, o novo e além do que as pessoas esperam.
Investimento
Com 50 reais você consegue comprar ingredientes, formas de papel e sacos para embalagens simples para 7 panetones, então pode se dizer que o investimento é muito baixo.
O valor do investimento vai depender da forma que você vai querer iniciar seu negócio.
Se você quiser começar de uma forma mais profissional, então deve incluir ingredientes para recheios variados, embalagens para presentes, custo com anúncios e um bom curso de capacitação. Somando tudo isso, é possível dizer que dá para começar com um investimento de a partir de mil reais.
Conhecendo seu público
Perguntas devem ser feitas nesta fase, para entender para que tipo de público você vai vender.
Conheça seu público e saiba quais sabores deve oferecer, quais tipos de embalagens, tamanhos e preços.
Sabendo quem são seus clientes, você terá mais chances de realizar vendas.
Escolha de sabores
Os tradicionais não podem faltar, como frutas cristalizadas e chocolate.
No segmento de chocolate, ofereça também os trufados e com recheios de mousses de chocolate com maracujá, por exemplo.
Monte kits para as crianças, onde você coloca junto da embalagem, itens para a criança personalizar seu panetone como cobertura de chocolate, confeitos de chocolate e outros.
Os panetones salgados TB são uma boa pedida, recheios de calabresa com queijo, bacalhau, peito de peru, frango e atum costumam fazer sucesso.
Verifique também se os panetones zero lactose e sem glúten possuem saída com o público que você irá atender.
Você pode também usar o panetone em outras receitas e vender como sorvetone (que é o panetone recheado com camadas de sorvete e panetone), pavê de panetone e brigadeiro de panetone.
Embalagem
O panetone já é assado na própria forma de papel, então depois de pronto, você só precisa caprichar na apresentação.
Mesmo na venda para consumo próprio, faça uma embalagem bonita. Sacos de celofane coloridos, fitas de cetim já passam a imagem de que o produto foi feito com carinho e capricho.
Tenha também caixas e sacos de tecido para as embalagens para presentes.
Não esqueça de padronizar o produto com etiquetas com a sua marca, informando a data de fabricação e a validade.
Compre as embalagens no atacado para diminuir os seus custos.
Como divulgar
Para ter sucesso e vender muito, as pessoas precisam saber que você e seu produto existem e a melhor forma disso acontecer é divulgando muito.
Como? Seguem algumas dicas:
– Crie um perfil no Instagram / Facebook e faça publicações usando hashtags relacionadas ao natal, ano novo, panetone, sobremesas e também a região que deseja atender.
– Faça anúncios no Facebook e Instagram.
– Faça publicações em grupos no Facebook.
– Divulgue entre as pessoas que você conhece e peça para elas compartilharem com os conhecidos delas.
– Use o status do seu WhatsApp para mostrar seu produto e suas promoções.
– Faça panfletos e distribua em condomínios e comércios locais.
– Feche parcerias com influenciadores digitais.
Quanto cobrar?
O preço vai variar muito, depende do recheio e embalagem.
Um panetone de frutas cristalizadas no tamanho grande com embalagem simples tem um custo de R$ 7,00 em média e pode ser vendido pelo dobro do preço.
Some todos os seus custos e chegue ao custo de produto de cada sabor e tamanho de panetone, depois disso pesquise os preços dos seus concorrentes e se conseguir, fique um pouco abaixo do preço deles.
Capacitação
Fazer um panetone gostoso é uma arte que precisa de conhecimento e prática. Não estou dizendo que é difícil, mas sim que se você iniciar já conhecendo os segredos do negócio vai evitar erros e sair na frente de quem estará começando como você.
Existem muitos cursos, alguns bem em conta, outros nem tanto, alguns com conteúdo muito raso e outros tão complexos que até confundem quem deseja aprender.
Recomendamos um treinamento objetivo, com custo baixo, conteúdo completo e suficiente para que possa iniciar seu negócio de forma profissional, para mais informações clique aqui!
Se você queria saber se vender panetone dá dinheiro, acho que conseguimos responder esta pergunta, mas resumindo, sim, se você trabalhar com empenho, dedicação e divulgar corretamente, vai conseguir ter muito sucesso com fazendo e vendendo este produto!
E se você gostaria de montar um negócio de venda de panetones em casa mas acha que não tem tempo porque tem um emprego formal, leia este artigo: 9 dicas para conciliar um negócio próprio com o emprego formal.
Esperamos que tenham gostado e que esse artigo possa te ajudar a quem sabe realizar o seu sonho de ter um negócio próprio!
Até a próxima,
Liliane – Sociedade do Empreender