Este período do ano pode ser um alento para muitas empresas. É notório que algumas empresas costumam faturar mais nesta época do ano e isso se dá por uma série de fatores, como A chegada das férias, 13 salário e festas de final de ano e para aproveitar esta oportunidade vamos te dar dicas sobre como aumentar as vendas no final do ano.
Para aproveitar esta onda de crescimento neste período é preciso estar preparado, pensar em algumas estratégias para ter sucesso nas vendas neste período, por isso reunimos 10 dicas para você aumentar as vendas no final do ano.
1 – Renove seu estoque
Não há nada mais frustrante do que você desejar um produto e ele estar indisponível em uma loja.
Faça uma análise dos anos anteriores e identifique os produtos mais vendidos e prepare seu estoque. Faça o mesmo com os produtos que são sucesso de vendas no momento.
2 – Treine sua equipe
Uma boa experiência de compras, com um ótimo atendimento é fundamental para trazer seu cliente de volta a sua loja e fazer ele não escolher seu concorrente em sua próxima compra.
Por isso, invista na capacitação da sua equipe tanto para a venda quanto no pós vendas.
3 – Promoção
Investir em ações promocionais nesta época do ano vai fazer com que você venda mais.
Ofereça descontos progressivos na compra de mais de 1 item, crie um cartão fidelidade, ofereça descontos nos produtos com menos saída. Seja criativo.
4 – Dê atenção a sua vitrine
Seja em uma loja física ou virtual, a sua vitrine é a primeira impressão que seu cliente terá da sua loja, por isso, capriche na produção!
Seus melhores produtos devem estar nela, assim como informações claras sobre eles também.
Se tiver condições, para o comercio físico, invista em um decorador, vai fazer toda a diferença nesta época do ano onde o volume de pessoas que irão visitar sua loja será maior.
5 – Invista em propaganda
Panfletos, patrocínio de eventos, propagandas na tv, anúncios no google ou facebook, parcerias com influenciadores digitais, enfim, use e abuse do marketing e escolha a forma que mais te agradar, estiver mais adequada para seu tipo de negócio e também para o seu bolso.
6 – Esteja nas redes sociais
“Se seu negócio não estiver na internet, então seu negócio ficará sem negócio”.
Bill Gates disse esta frase para nos alertar que hoje em dia se uma empresa não está na internet ela está fadada ao insucesso.
Esteja nas redes sociais, entregue conteúdo de valor para seu público, seja ativo e consistente.
Sua marca será lembrada e divulgada por quem te seguir. É uma das melhores formas de ter publicidade gratuita.
7 – Variedade de formas de pagamento
Se você não aceita ainda cartões de credito e debito, está na hora de correr atrás disso.
Dinheiro, cheque, boleto, cartões de crédito e débito e em alguns casos até mesmo financiamento, pense em todas as formas de pagamento possíveis e seguras para seu negócio e ofereça ao seu cliente no intuito de facilitar o processo de venda.
8 – De olho nos concorrentes
Na verdade o ano inteiro você deve acompanhar de perto o trabalho dos seus principais concorrentes, mas nesta época do ano isso deve ser feito com mais empenho.
Estar sempre um passo à frente dos seus concorrentes vai te dar a possibilidade de oferecer exatamente o que seu cliente espera e deseja.
9 – Atenção especial ao cliente
Entenda o que seus clientes desejam e esperam da sua empresa e ofereça sempre algo além do que eles querem.
Ofereça brindes personalizados, cartões, esta é uma ótima época do ano para trazer o seu cliente para perto de você, para ser lembrado sempre.
10 – Pós vendas
Esta dica se refere a atenção que você dá ao seu cliente no pós vendas, por exemplo, em situações de troca prestar um atendimento diferenciado, mostrar e oferecer outros produtos em oferta ou alguns dias após a compra, enviar uma mensagem para o cliente para saber o que ele achou da experiência.
Outro ponto importante, após o período de festas, as pessoas costumam retornar as lojas pois sabem que os preços irão cair, então este pode ser o melhor momento para eliminar o seu estoque.
Quando o período de festas acabar sugerimos que faça uma análise do fluxo de vendas, faturamento e fluxo de caixas.
Faça um estudo das métricas do período e se sua empresa possui mais de 1 ano, esta é uma ótima oportunidade de comparar os dados com o ano anterior.
O final do ano é uma ótima oportunidade para aumentar suas vendas, mas é preciso fazer um planejamento detalhado para evitar que todo o seu esforço e dinheiro seja desperdiçado.
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E se você ainda não empreende mas quer aproveitar esta época do ano ótima, leia o artigo que publicamos sobre como empreender no final do ano.
Você já começou a planejar sua estratégia para as vendas no final do ano?
Abraço,
Liliane – Sociedade do Empreender