Como montar um food bike
Uma ideia que surgiu da necessidade de alguns empreendedores de venderem seus produtos na rua, mas por não ter condições de montar um food truck, inovaram e passaram a usar suas bikes para isso. Como montar um food bike? É o que vamos te mostrar hoje neste artigo.
Uma food bike nada mais é do que uma bicicleta adaptada com uma estrutura para vendas e muitas vezes preparo de algum alimento também. O investimento não é muito alto, com cerca de 6 mil reais, você conseguirá montar uma excelente estrutura.
A bicicleta precisa ser robusta, tipo aquelas para transportar cargas e antes de partir para a adaptação é preciso definir que tipo de produto será vendido, pois assim a empresa que irá montar a estrutura vai poder levantar tudo o que será necessário para que possa monta o seu negócio.
Mas o que vender em uma food bike? Cachorro quente, brigadeiro, tapioca, pipoca, café, sorvetes, picolés, bolos, salgados, etc. Já vi até pizza sendo vendida em uma food bike.
Através de uma busca no google você conseguirá encontrar uma empresa para transformar a sua bike em uma food bike. Pesquise, fique de olho nas avaliações.
Enquanto sua bike é transformada, comece a montar a estrutura do seu negócio.
Crie a identidade visual e também contas nas redes sociais para atrair novos clientes. Divulgue na arte da food bike. Se possível invista em anúncios explorando sempre a região que deseja se instalar.
Busque formalizar o seu negócio e também verifique junto a sua prefeitura como tirar a licença para vender seus produtos na rua.
Busque fornecedores e faça um estoque, preocupe-se com a embalagem.
Defina também onde será o seu local de trabalho. Por exemplo, se decidir vender café gourmet, acredito que você terá mais vendas se escolher como ponto uma região comercial. Mas no geral, locais próximos a escolas, faculdades, praças, escritórios, igrejas, costumam ser bastante lucrativas.
É possível ganhar dinheiro também participando de eventos, levando sua bike para eventos. Por exemplo, se você tem uma food bike que vende brigadeiros, poderá vender seus serviços para uma festa de aniversário. Se vende drinques, poderá levar sua food bike para um casamento, surgindo assim, a oportunidade de fazer a sua bike “trabalhar” até a noite ou nos finais de semana.
Sobre os ganhos, fica difícil mensurar uma média de faturamento, visto que cada produto tem seu preço e custo. Mas, independente do valor do produto, julgando por um produto de preço baixo como um brigadeiro, acreditamos que o lucro ficar no mínimo em 3 mil reais por mês.
Montar um food bike parece complicado, mas é muito mais simples e econômico do que montar uma lanchonete, restaurante ou até mesmo um food truck.
É uma excelente oportunidade para quem tem pouco dinheiro para investir e sonha em ter seu próprio negócio.
Se você tem vontade de empreender no ramo da alimentação, fica aqui a nossa sugestão de negócio, esperamos que tenha sucesso e possa colher bons frutos com sua food bike.