montar uma cafeteria

Como montar uma cafeteria

Então, você tem essa vontade de ter seu próprio negócio e gosta muito da ideia de ter uma cafeteria, mas como montar uma cafeteria? Será que o investimento é alto? O que preciso fazer antes de começar?

Vamos responder tudo isso e muito mais neste artigo.

 

– Pesquise o ramo antes de começar

É essencial que você gaste algum tempo agora entendendo o que é preciso para administrar um café bem-sucedido. Isso significa visitar muitas cafeteiras para observar, aprender o que funciona e o que não funciona e ganhar experiência. Isso vai ter dar algumas ideias de como você deseja que seja o seu negócio.

Aprenda sobre sua base de clientes. Quem serão eles? Quais são suas necessidades? Que hora do dia será mais movimentado?

Conhecer bem os seus clientes ajudará no planejamento, criação de um menu, faixas de preço – tudo na verdade!

 

– Imagine como será seu negócio, defina metas

Escreva o que deseja alcançar com o seu café e que tipo de ambiente deseja criar.

Comece a coletar fotos, menus e ideias de decoração, que tipo de comida você servirá e como fará seus clientes se sentirem quando entrarem pela porta.

Ter sua visão claramente definida o ajudará a ser consistente na hora de escolher um nome, decidir sobre a decoração, planejar a comida, escolher o tipo de café, escolher as xícaras e definir a forma como você irá interagir com os clientes.

Lembre-se: você não pode agradar a todos – o segredo do sucesso é realmente entender para quem você está projetando este negócio.

 

– Crie um plano de negócios

É tentador pular o plano de negócios. “Dá muito trabalho”… “Quem vai ler”… são comentários que ouvimos o tempo todo. Na realidade, o benefício real de montar um plano de negócios é menos sobre o documento final e mais sobre o processo. O processo de redação de um plano de negócios ajuda você a realmente entender o mercado local e a observar de perto os números necessários para tornar o negócio bem-sucedido.

 

– A escolha do local

A localização é fundamental para o sucesso de qualquer cafeteria.

Antes de tomar uma decisão, passe algum tempo nas áreas que está considerando. Preste atenção em quantas pessoas se movem a pé e na quantidade de estacionamentos disponíveis.

A localização é suficientemente visível? Há tráfego de pedestres suficiente para sustentar seu café? Que tipo de coisas a comunidade local gosta de fazer? Você está perto de muitos outros cafés?

Também é vital entender os detalhes do aluguel do espaço, os termos deste documento afetarão a lucratividade e o valor de revenda do seu negócio no futuro. É aconselhável falar com um advogado especializado antes de assinar qualquer coisa.

 

– Fornecedores

Encontrar fornecedores bons e confiáveis ​​é um componente chave para o sucesso de qualquer negócio.

Dependendo do tipo de café que você está abrindo, os principais fornecedores são geralmente café, leite, pão, produtos frescos e mantimentos.

Você também vai precisar de xícaras (papel e porcelana), guardanapos, mexedores de café, bules, geladeira, forno … A lista pode ser longa. Comece fazendo uma lista de todos os suprimentos de que você precisa da forma mais detalhada possível. A partir daí, você pode começar a pesquisar fornecedores até encontrar aqueles que você ama e que se encaixam em sua filosofia de negócios.

E se você quiser saber em detalhes tudo o que vai precisar, recomendamos o e-book guia de compras para abrir sua cafeteria. O guia é comentado, tem todos os itens com sugestões de quantidades para que você possa comprar tudo o que precisa sem desperdício. Clique aqui para saber mais!

 

– Dê personalidade a sua cafeteria

O design do seu café é crucial para atrair os clientes e incentivá-los a voltar.

O conceito dependerá muito do seu público-alvo. Será moderno? Retro? Sofisticado? Amigável para a família? Focado na saúde? Entenda os gostos de sua base de clientes e projete seu café com eles em mente.

Novamente, não tente agradar a todos, escolher um tema e segui-lo criará uma identidade muito mais forte.

Considere o design da vitrine, sinalização, móveis e iluminação. Avalie a eficiência do layout da perspectiva do funcionário e do cliente. O barista pode trabalhar metodicamente no espaço alocado? Sua equipe consegue atravessar a sala rapidamente? Os clientes entenderão o processo de pedido ao entrar em sua cafeteria?

 

– Criando o menu

Seu menu deve expressar sua visão e o tema do seu café. Tudo precisa ser considerado, desde opções de comida, design, cor e fontes, até descrições, imagens e preços envolventes.

Simplifique – um dos erros mais comuns que os donos de cafés cometem é tentar agradar a todos. Isso pode deixar você com dezenas de itens que dificilmente serão pedidos.

Concentre-se em não mais do que 10 opções matadoras que deixarão todos impressionados, certificando-se de incluir opções sem glúten, sem lactose e veganas.

Seu menu também precisa ser lucrativo. Calcule os custos dos ingredientes e a margem de cada item. Como regra geral para você começar, os custos dos ingredientes não devem ultrapassar 35% do preço de venda.

 

– Contratando sua equipe

A maioria das pessoas começa a procurar pessoal experiente, o que é compreensível. Mas, na minha experiência, há uma coisa que supera a experiência: atitude. Habilidades podem ser aprendidas, atitude … Nem tanto.

Sim, você precisará de alguma experiência, principalmente nos estágios iniciais. Um bom treinamento pode ajudar.

 

– Divulgando sua cafeteria

Estamos quase chegando lá! Para montar uma cafeteria, você precisa passar por todas as fases.

Os meses e semanas que antecedem a abertura de seu café são uma chance de começar a construir sua rede.

As redes sociais serão o seu boca a boca, então use-a para construir sua reputação.

Não é nenhum segredo que os cafés amam o Instagram. Tornou-se a plataforma para espalhar a palavra, mas não para por aí.

Certifique-se de adicionar a sua cafeteria no google maps para que apareça na pesquisa local e considere cadastrar seu negócio em outros sites de avaliação, como o Tripadvisor, para que você possa responder rapidamente aos comentários.

Certifique-se de tornar as promoções online pessoais, interativas e envolventes. Use imagens e vídeos para encorajar compartilhamentos e engajamento.

Quando seus clientes chegarem, peça-lhes que sigam sua página para receber atualizações, brindes e ofertas especiais.

Você pode se interessar por este artigo:

– Como divulgar seu negócio e dobrar seu faturamento

 

– Abrindo sua cafeteria

Agora que você já sabe como montar uma cafeteria e já passou por todas as fases, chegou o momento de abri-la!

Após meses de planejamento, preparação e contratação da melhor equipe possível, sua ‘grande inauguração’ é uma chance de mostrar seu trabalho árduo. Também é uma ótima oportunidade para começar a construir relacionamentos duradouros com seus clientes.

Para realizar uma inauguração de sucesso, comece a planejar com antecedência. Certifique-se de ter equipe suficiente para o evento e verifique se há outros eventos locais que possam entrar em conflito com o seu.

Considere fazer uma ‘abertura suave’ – permitindo que você aprenda o básico antes de se abrir totalmente ao público. Essa é uma ótima maneira de testar a equipe, o fluxo de trabalho e a atmosfera da sua cafeteria, e também lhe dá a oportunidade de resolver problemas antes do grande dia.

Com sua loja aberta, você pode aproveitar a oportunidade de ser seu próprio patrão, construa seus lucros e faça novos relacionamentos em toda a comunidade. E o mais importante, você gostará de compartilhar sua paixão por um dos maiores prazeres da vida … café!

 

Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado de alguma forma, boa sorte e até a próxima!

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